Válvula redutora de pressão de água: veja tipos e compare
Tipos de válvula redutora de pressão de água: compare

Em sistemas hidráulicos, a válvula redutora de pressão de água cumpre um papel fundamental. Porém, existem modelos com diferentes formas de funcionamento a depender das necessidades de gestão de fluidos da obra.

A propósito, as válvulas de ação direta e as do tipo pilotada são as mais comuns, pois oferecem um mecanismo bastante prático de manuseio e instalação. 

Mas para entender cada tipo, é preciso ir mais afundo. É por isso que, neste artigo, a Mega Materiais compilou tudo o que você precisa saber sobre os tipos de válvula redutora de pressão de água.

A seguir, conheça quais são e veja ainda as diferenças entre elas para comparar antes de decidir o modelo ideal para o seu projeto. Vamos lá?

Quais os tipos de válvula redutora de pressão de água? 

Abaixo, listamos os principais modelos de válvulas redutoras de pressão no Brasil e que, também, são os mais aplicados nos sistemas hidráulicos em casas e apartamentos. Conheça:

Válvula redutora de pressão de água de ação direta

Essa válvula faz com que a pressão saia constante, isto é, sem oscilações, quando reduzida para o valor definido no aparelho. Essa operação acontece independentemente da taxa de vazão na rede.

Para isso, a sua instalação deve ser feita próxima ao ponto de consumo. Assim, a válvula faz a redução da pressão da água antes de um ponto específico da instalação. 

O valor desejado para a pressão pode ser alterado a qualquer momento que o usuário precisar. Na prática, para ajustar a pressão basta girar o parafuso que fica na parte superior da tampa do equipamento até que o valor almejado apareça no manômetro integrado à válvula.

Outra vantagem é que a manutenção não é complicada de ser feita, principalmente pela compactação do produto – que se assemelha a um registro de pressão para chuveiro. 

Para realizar o eletropolimento ou a limpeza interna da válvula redutora de pressão de água, é só retirar os parafusos que fixam o atuador. A recomendação é efetuar a manutenção periodicamente. 

Válvula redutora de pressão de água pilotada

Funciona reduzindo a pressão primária (montante) para, na saída do sistema, passar à pressão desejada (jusante) constante.

Neste modelo, a regulagem da válvula redutora de pressão de água é feita por meio de um piloto regulador. Este, por sua vez, reage às oscilações da pressão na saída para mantê-la sempre constante perante o valor ajustado no equipamento.

Como possui um sistema de funcionamento mais complexo do que os outros modelos, é recomendável que a regulagem do aparelho seja feita por profissionais especializados. 

Por outro lado, uma característica ímpar que difere a válvula redutora de pressão de água pilotada entre as demais é ser a única que oferece uma garantia de pressão de saída exata. 

Ela ainda contém uma espécie de válvula agulha utilizada para a regulagem de performance e garantia de maior estabilidade da válvula principal. Logo, é ideal para redes hidráulicas maiores.

Válvula de redução de pressão proporcional

Diferentemente do tipo de ação direta e pilotada, a válvula redutora de pressão proporcional não possui parafusos ou molas para regulagem. Além do mais, ela se mantém fechada enquanto não há consumo de água.

Para a perda de carga e pressão, a água tem de passar pelos furos feitos no dispositivo. Por isso, esse trabalho envolve uma personalização mais detalhada conforme as especificações do projeto.

E, ainda por este aspecto funcional, a válvula redutora proporcional não oferece precisão no valor da pressão de saída.

Válvula redutora X Válvula de alívio

A principal diferença entre as válvulas de alívio e válvulas reguladoras de pressão é que, na primeira, o dispositivo mecânico é utilizado para limitar a pressão. Enquanto a segunda opção funciona basicamente para controlar a pressão da água.

Porém, isso não impede que certos modelos de válvulas redutoras também sejam de alívio, como a Válvula Redutora de Alívio e Sustentadora da Mega Materiais. 

Neste caso específico, além de controlar a pressão reduzida no sistema, a válvula também funciona como um mecanismo de proteção, promovendo mais segurança contra acidentes por excesso de pressão. 

Conclusão

Neste artigo, explicamos em detalhes quais os tipos de válvula redutora de pressão de água e, de maneira resumida, como elas operam. Além disso, também trouxemos um comparativo entre as válvulas redutoras e de alívio para entendermos melhor essa relação.

De fato, escolher um modelo adequado para edifícios pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, com a ajuda de profissionais habilitados e com experiência de mercado, tudo fica mais simples.

Você está tendo de lidar com um projeto para sistema hidráulico? Não deixe que a pressão da água se torne uma pressão para o seu bolso com problemas futuros.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp e conheça as soluções hidromecânicas da Mega Materiais, incluindo a válvula redutora de pressão de água. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *