Válvula redutora de pressão para edifícios: saiba como ela atua
Válvula redutora de pressão predial: como funciona e onde usar

Construtoras e síndicos, muitas vezes, têm de enfrentar um problema em comum: a alta pressão da água em prédios. Neste caso, o uso da válvula redutora de pressão (VRP) predial é a solução perfeita para edifícios verticais com 10, 15, 20 ou mais pavimentos, por exemplo.

A válvula redatora se torna indispensável especialmente quando o local possui pressão d’água acima de 4 kgf/cm² (40 m.c.a.). 

Isso porque, para prédios residenciais (apartamentos ou casas), essa é a pressão máxima indicada pela NBR 5626 para não causar problemas no encanamento, ou seja, mais forte do que isso pode representar um risco.

Aqui, também é importante lembrar que fabricantes de acessórios hidráulicos, como registros e torneiras, desenvolvem seus produtos dentro dos parâmetros dessa norma. 

Por isso, não respeitar esse limite pode ocasionar defeitos ou até mesmo danos irreparáveis que levam à perda da garantia do produto.

Para que você possa entender mais sobre a funcionalidade da válvula redutora de pressão predial, preparamos este artigo com todos os detalhes. Confira mais a seguir!

Como funciona uma válvula redutora de pressão predial?

A VRP é um acessório mecânico que reduz a alta pressão de líquidos ou gases, mantendo-os dentro de uma faixa de valor controlada e desejável para a sua saída. 

No caso da redutora de pressão de água, uma vez que o líquido entra na válvula, o dispositivo diminui parte da pressão que chega. Desse jeito, a água sai com menos pressão e sem oscilações excessivas. 

Para isso acontecer, ela contém um inibidor que fornece a restrição variável do fluxo e uma carga estabelecida para impor a força necessária ao elemento de restrição. Com esse elemento, determina-se quando o fluxo de saída detém a pressão adequada. 

Podemos dividir as válvulas redutoras de pressão de água em três tipos principais:

  • Ação direta: indicada para reduzir a pressão da água em um ponto de consumo. A válvula diminui a pressão antes deste ponto para, então, ter um valor constante e definitivo independentemente da variação de entrada.
  • Pilotada: ela se mantém aberta enquanto há consumo. Essa válvula reduz a pressão da água na entrada para ter saída constante.
  • Proporcional: este modelo também só permanece aberto enquanto existe consumo, trazendo um funcionamento automático que não envolve molas ou parafusos para regulagem.

Esses três modelos cumprem com o mesmo papel: reduzir a pressão d’água. Entretanto, o que difere cada um deles é a sua forma de operação.

Há ainda as válvulas de alívio, que são mecanismos de segurança que atuam para aliviar a pressão em bombas, linhas, tanques, entre outros sistemas. Este aparelho é configurado para uma pressão máxima de segurança, impedindo danos à instalação.

Logo, caso a pressão no fluxo ultrapasse o limite configurado para o sistema pressurizado, a válvula se abre para evitar possíveis acidentes.

Onde e quando usar a VRP hidráulica?

Se você já ligou uma torneira em um prédio ou um chuveiro e sentiu a água sair forte demais, provavelmente o sistema hidráulico estava com uma pressão muito alta.

Ok, mas qual o problema de ter uma saída de água com alta pressão? Pensando no aspecto residencial, o alerta, além da segurança, é a proteção dos equipamentos. Essa ocorrência pode diminuir o tempo de vida útil de diversos elementos hidráulicos.

Torneiras e chuveiros com pingueiras, aquecedores com vazamento, lavadoras danificadas e, pior ainda, tubulações rompidas. Todos esses são apenas alguns dos inúmeros problemas decorrentes da alta pressão d’água. 

Em contrapartida, para construções industriais, esse fator pode ser prejudicial no aspecto produtivo para o estabelecimento.

Se estes problemas estão acontecendo na sua construção predial, a válvula redutora de pressão deve ser o mecanismo capaz de preveni-los ou evitá-los. Ela deve ser instalada em pontos onde seja necessário controlar o fluxo de água e pressão no sistema.

As VRPs permitem a passagem da água de forma segura nos sistemas, evitando o desgaste de mecanismos e de instalações hidráulicos na obra.

Válvulas redutoras de pressão da Mega Materiais

A Mega Materiais agrega as melhores soluções em gestão eficiente para o fluxo de água em grandes construções, como prédios ou empreendimentos. Oferecemos produtos que viabilizam o uso racional da água, incluindo válvulas redutoras de pressão com tecnologias de ponta.

Além disso, nossos produtos são personalizados para atender às necessidades específicas da construção. Também possuímos uma equipe especializada para oferecer o atendimento técnico de que você precisa para concluir a sua obra com sucesso. 

Nosso time auxilia desde a orientação da melhor opção para o seu projeto hidráulico até as fases de instalação e manutenção. Ou seja, com a Mega Materiais, nossos clientes não ficam sozinhos em nenhum momento. 

Fale conosco pelo WhatsApp e solicite um orçamento para saber mais sobre as válvulas redutoras de pressão predial. Aproveite soluções inovadoras e diga adeus a problemas de alta pressão de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *